light gazing, ışığa bakmak

Sunday, July 29, 2012

'Elena', Andrei Zvyagintsev



não vi Return, mas há demasiados herdeiros de Tarkovski, ou seja, não há herdeiros de Tarkovski e se algum houvesse, não herdeiro mas irmão, seria Bela Tárr.

em Elena encontrei as cores de muita fotografia da Rússia, as janelas contra-luz e as plantas em vasos, o cimo das mesas e as cozinhas, as cortinas e os quartos atafulhados de inutilidades pobres, as árvores nuas e os pássaros, as chaminés industriais, o céu cinzento e os prédios apocalípticos, mais do que os de Gursky, por difícil que pareça. por isto se vê Elena, pela fotografia e pelos interlúdios magníficos de Philip Glass. a história é apenas um thriller cinzento e pessimista onde, como tantas vezes, é ela quem tem a culpa de tudo. e o capitalismo selvagem que se instalou na Rússia, mas isso já se sabia. a revolução, criminosamente sangrenta, não passou de uma fenda no edifício das classes russas. tudo se mantém.



tal como no world press cartoon, tal como nos trabalhos fotográficos em que o fotógrafo se torna testemunha de um determinado local ou estilo de vida, sabemos que numa larga maioria do mundo reina hoje o capitalismo selvagem mais inconcebível que vai, a passos largos, derrubando os vestígios de uma existência anterior, que podemos hoje chamar de inocente. não estávamos no paraíso, não podemos ligar essa inocência ao jardim das delícias. pagamos o preço da fartura que não desejávamos, o preço do excesso, o preço de nós mesmos termos um preço. os arranques dos anos setenta e das suas teorias da conspiração foram um último suspiro da resistência. e, no entanto, ela existe ainda.

este filme, Elena, prova a sua existência. subterrânea, mas viva.
por outro lado, Andrei, estas mulheres que me deste a ver num início de tarde de Domingo são mulheres que podiam ter vivido em qualquer ano da nossa história conturbada, mas que não deviam existir hoje, neste ano em particular. são mulheres-ideia de mulher, representantes e porta-estandantes com as quais não me posso nunca identificar.


No comments:

 
Share